Diante da Telinha


(extraído do Blog Nacional de MR. Você não conhece? Visite! clique aqui


Há escolhas que são feitas apenas uma vez, ou poucas vezes, contudo elas são para toda a vida. Por outro lado, há escolhas que precisam ser feitas a todo momento, e elas são para um curto período de tempo. A escolha dos programas de televisão a que vamos assistir é uma delas.

Hoje em dia, para quase todas as pessoas, o melhor e preferido passatempo é a televisão. Muito atraente pelo movimento e pela cor, ela oferece, no entanto, muito lixo moral. As novelas, por exemplo, com seus casos de adultério, traição, engodo, sexo antes do casamento, comportamento grosseiro na família, trapaças, cenas de violência, e tantas outras inconveniências, vão poluindo a mente e prejudicando o caráter, sobretudo dos jovens, que estão em fase de formação.


O mesmo acontece com programas cômicos, alguns filmes e certos programas de auditório. Neles, muitas vezes, o nome de Deus chega a ser desrespeitado. Até mesmo programações para crianças, aparentemente tão inocentes, trazem embutidos conceitos e valores negativos.

Não quero dizer que nada presta na televisão, muito menos que você não assista a nenhum programa de televisão. Eu assisto a determinados programas e reconheço que a televisão é um fabuloso meio de educar e comunicar, uma das maravilhas do mundo moderno. Quero dizer, sim, que é importante saber escolher. Se a TV oferece coisa boa, oferece também muita coisa ruim.

A questão está na escolha do que ver e ouvir. Não me compete determinar aqui os programas a que você pode ou não assistir, nem mesmo apontar aqueles que são considerados impróprios para a sua idade.

Mas quero que você veja o que diz a Palavra de Deus em 1 Coríntios 10.23:

“Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.”  Você pode ver e ouvir qualquer coisa, contanto que contribua para o seu crescimento.

Em Filipenses 4.8, o apóstolo Paulo recomenda: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

Veja algumas perguntas que você pode fazer na hora de escolher os programas de televisão a que vai ou não assistir:

1. Estou agradando a Deus enquanto assisto a esse programa?


2. Ensina a honestidade?


3. Ensina a justiça?


4. As ações e palavras que transmite são puras?

Se puder responder com um sim e com segurança a todas essas perguntas, então assista a tais programas. Mas se tiver qualquer dúvida, eles não servem para você.

Dulce Consuelo S. Lopes Purin

Redatora de Manancial – UFMBB

Comentários

Postagens mais visitadas